4 dicas de como estudar a distância

4 Dicas de como estudar a distância

Pode parecer mais fácil, mas estudar a distância é mais difícil do que em classes presenciais. Estudar a distância requer disciplina e constância, requer que você se torne um autodidata. Apesar de toda aquela conversa sobre acolhimento, inclusão etc. o estudante de EAD está entregue a própria sorte. Não se engane.

Eu já fiz vários cursos à distância, inclusive de nível superior, e gostaria de dar algumas dicas para quem está começando nesse caminho. Espero que as dicas sejam úteis a você. Vou citar algumas práticas que eu mesmo usei e outras que outros estudantes de EAD utilizaram. Isso ainda é um aprendizado de tentativa e erro, pois a EAD é relativamente nova no Brasil, então, procure seu melhor caminho dentre as dicas a seguir.

  1. Faça o curso com um grupo de amigos

    1. Uma coisa que pode ajudar muito na hora de fazer um curso EAD é matricular-se no curso com amigos ou familiares. Fica mais fácil de organizar as atividades do curso e de manter contato para estudos. Muitas pessoas que se dão bem em cursos a distância usam essa tática para conseguir bons resultados acadêmicos.
  2. Aprenda a hora de estudar e de dormir

    1. Uma prática que algumas pessoas tem é de estudar até cansar. Isso não é bom, pois o estresse resultante desse tipo de estudo tornará aquele conhecimento desagradável emocionalmente. Isso pode levar você a esquecer tudo ou não entender nada. Se você tem pouco tempo para o estudo e sente-se pressionado vá dormir. Isso mesmo, dormir é a melhor solução para um estudo proveitoso. Depois de algumas horas de sono seu cérebro se renova e absorve melhor as informações do que um cérebro cansado absorveria.
    2. Não adianta só dormir na hora certa, durma também quando possível, se o estresse e a ansiedade com a matéria impedirem sua concentração. É um remédio natural, barato e eficiente. Esqueça as noites com cafeína e relaxe.
  3. Aprenda a estudar com método

    1. É fundamental para um curso a distância que você tenha um método de estudo. O método que eu aconselho é o clássico resumo.
    2. Para fazer um resumo você precisa ser objetivo. Geralmente aconselham que se leia o texto umas três vezes para depois fazer o resumo, mas isso só funciona para garotos cheios de horas livres. Se você é um trabalhador como a maioria dos estudantes de EAD faça o seguinte:
      1. Pegue o texto de estudo e resuma parágrafo, por parágrafo de uma vez. Leia cada parágrafo e circule os substantivos e verbos, depois escreva com suas palavras na margem direita um resumo daquele parágrafo.
      2. Faça isso até o final do texto, depois corte os resumos que são muito parecidos e sintetize-os, pois os autores costumam repetir ideias
      3. Depois de cortar o excesso faça seu próprio resumo e crie um mapa mental para entender a disciplina.
  1. Faça fichamentos desde o início do curso

    1. Transforme seus resumos em fichamentos. Escreva as ideias em fichas pautadas, cite a fonte e guarde as fichas em um arquivo. Isso vai te ajudar muito na confecção da monografia , por exemplo, além de ser fonte de estudos constante.

Como você pode ver não são dicas milagrosas, mas são dicas eficientes. A disciplina é a melhor aliada, dedique-se aos estudos e verá como as coisas podem ser mais interessantes como aluno de EAD.

Sobre Marco Teles 182 Artigos
Formado em Teologia e Pedagogia, pós-graduado em Ensino Religioso, Neurociência Pedagógica, Comunicação e Oratória. Praticamente um "coxinha fundamentalista". Educador Religioso da Igreja Batista em Icaraí, Terceira Igreja Batista em Trindade e Diretor do Ministério Infanto Juvenil na Primeira Igreja Batista de Niterói, não exatamente nesta ordem e tempo. Meu princípio básico é servir a Deus, mesmo de forma incompreensível ao homem mundano, pois não existe comunhão da luz com as trevas. Por isso mesmo continuo pregando o Evangelho, para trazer mais pessoas à comunhão com Deus.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*