Como abrir a Bíblia rápido

Descubra uma técnica fácil de encontrar textos bíblicos rapidamente durante um sermão.

img_0669.jpgComo abrir a Bíblia mais rápido

Em algumas pregações seu pastor faz um estudo sistemático da Bíblia, ou seja, cita vários textos de livros diferentes. Nessa hora é necessário abrir a Bíblia rápida e facilmente para não perder o fia da meada. Neste artigo pretendo tirar as dúvidas daqueles que gostariam de ser mais rápidos na busca de textos bíblicos durante o sermão.

Para abrir a Bíblia mais rápido no culto é necessário algum conhecimento da ordem dos livros bíblicos. Saber em que ordem de disposição dos livros na Bíblia é fundamental para procura-los. Existem duas formas de aprender essa disposição que é sempre a mesma na Bíblia evangélica.

  • Use uma bíblia com índices nas laterais que facilitam a procura e vão acostumá-lo, pela prática, a encontrar os textos mais rapidamente. Os índices se desgastam com o tempo, mas quando estiverem desgastados, você já terá dominado a ordem dos livros da Bíblia de forma satisfatória.
  • Para abrir a Bíblia mais rápido você também pode memorizar a ordem dos livros da Bíblia com recursos mnemônicos. Um recurso de memorização muito útil é cantar um corinho com os livros da Bíblia em ordem. Existe um cântico infantil, gravado pelo Diante do Trono, que pode ajudar muito nessa memorização. Confira neste link.
  • Ainda nos recursos mnemônicos você pode usar a técnica de “como memorizar qualquer texto” que ensino no meu canal do Youtube. Nesta técnica a memorização ocorre de trás para frente, portanto, comece a memorizar o Antigo Testamento por Malaquias e o Novo Testamento pelo Apocalipse. Confira o vídeo e veja se essa técnica se adapta melhor a você.

 Assista ao video sobre esse artigo

Escolha sua Bíblia

Para abrir a Bíblia mais rápido você também precisa preparar e escolher sua Bíblia. Dependendo do tipo de Bíblia que você escolhe isso poderá dificultar a busca dos textos bíblicos. É necessário tomar algumas precauções para deixar sua Bíblia fácil de folhear. Algumas dicas simples podem ajuda-lo nessa empreitada.

Aos iniciantes é importante atentar para o tipo de capa da Bíblia. Capas muito elaboradas, com zíper, bolsos e coisas assim, atrapalham o manuseio rápido. Lemre-se que nosso foco é a agilidade para encontrar um texto.

  • Uma Bíblia que permita um encontro rápido de textos deve ser uma Bíblia simples, quero dizer, sem comentários, sem Cantor Cristão ou Harpa Cristã, sem dicionários ou concordâncias. Somente o texto Bíblico e nada mais. Esses apêndices mudam a diagramação da Bíblia dificultando sua consulta por quem está começando a aprender a consulta-la rapidamente.
  • Outra dica é folhear várias vezes sua Bíblia recém adquirida ou pouco usada para soltar as páginas. A Bíblia, muitas vezes é impressa em folhas grandes que depois são cortadas e encadernadas com uma sobra de papel. Essa sobra de papel é refilada (aparada) em uma guilhotina que acaba “colando” um pouco as folhas. Além disso, a costura da encadernação e a cola também precisam ser amaciadas para permitir um bom manuseio rápido.
  • Quando for adquirir sua Bíblia veja se ela traz o nome dos livros nos cantos das páginas pois isso ajudará em muito a busca de textos bíblicos pelo folhear das páginas de forma rápida.

Faça a seleção aproximada

Com sua Bíblia “amaciada” e sabendo a ordem dos livros bíblicos você poderá agora partir para a busca de textos na Bíblia. Para fazer isso você deverá saber dividir o número de páginas da Bíblia de forma a encontrar livros de referência para sua busca específica. Vamos usar uma estratégia simples de separar as páginas visualmente.

  • Abra a Bíblia bem ao meio e encontrará o livro de Salmos. Ficam duas partes uma com os livros iniciais do Antigo Testamente e outra com os livros finais do Antigo Testamento mais o Novo Testamento. O primeiro conjunto de páginas vamos chamar de Parte A e o segundo de Parte B.
  • Dividindo a Parte A no meio você encontrará o início dos livros históricos e o fim do Pentateuco.
  • Dividindo a Parte B no meio você encontrará os últimos profetas ou o início dos Evangelhos.
  • Divida a Parte B mais uma vez e encontre no conjunto de folhas a direita o livro de Atos e inicio das cartas de Paulo.

Claro que essa divisão é aproximada, nem sempre você abrirá em Mateus exatamente (exemplo), mas poderá abrir em Malaquias, por exemplo, que já é um livro próximo do Novo Testamento. Mas você poderá indagar que só encontrou alguns livros, mas você quer encontrar um livro específico, calma, vamos lá com mais algumas dicas.

Faça a seleção específica

Lembra-se que indiquei a você para memorizar a ordem dos livros? Pois é, os livros além de estar em ordem foram catalogados em grupos conforme seu assunto. Temos livros da lei de Moisés, livros históricos, livros poéticos e de sabedoria, e os profetas no Antigo Testamento, nesta ordem. No Novo Testamento temos os Evangelhos e Atos, As cartas de Paulo, As Cartas Gerais e o Apocalipse. O que eu preciso agora é usar a memória.

  • Digamos que seu pastor peça para abrir em Eclesiastes 2. Sabendo que Eclesiastes é um livro poético e de sabedoria, você abre a Bíblia ao meio encontrando Salmos e depois folheie rapidamente pela orelha da página até chegar a Eclesiastes que está depois de Salmos.
  • Outro exemplo. Para buscar o texto de Juízes 16, divida a Bíblia no meio encontrando Salmos e depois divida a Parte A no meio o que te levará próximo ao final do Pentateuco e início dos livros históricos. Se você memorizou a ordem os livros, sabe que Juízes fica depois de Josué, portanto é só folhear a bíblia pelas orelhas deixando as páginas correrem soltas que você verá quando chegar no livro de Juízes. Ao chegar perto do texto solicitado folheie com calma até encontrar o texto.

Poderia encher de exemplos, mas acho que já foram suficientes e são autoexplicativos. Se você seguir essas dicas ficará muito hábil em encontrar textos bíblicos com facilidade. Espero que este artigo tenha ajudado você e que Deus o abençoe.

 

Sobre Marco Teles 182 Artigos
Formado em Teologia e Pedagogia, pós-graduado em Ensino Religioso, Neurociência Pedagógica, Comunicação e Oratória. Praticamente um "coxinha fundamentalista". Educador Religioso da Igreja Batista em Icaraí, Terceira Igreja Batista em Trindade e Diretor do Ministério Infanto Juvenil na Primeira Igreja Batista de Niterói, não exatamente nesta ordem e tempo. Meu princípio básico é servir a Deus, mesmo de forma incompreensível ao homem mundano, pois não existe comunhão da luz com as trevas. Por isso mesmo continuo pregando o Evangelho, para trazer mais pessoas à comunhão com Deus.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*