Como elogiar com sinceridade: sendo sincero

Elogie com sinceridade
Um abraço e um elogio sempre fazem bem.

Procure elogiar com sinceridade sempre, nunca elogie apenas por adulação. No versículo 16 da epístola de Judas é dito que o juízo de Deus virá sobre aqueles que adulam por interesse. A adulação é ingrediente básico do “jeitinho brasileiro”, por isso, devemos estar atentos a um traço que, pode-se dizer, é cultural.

Confundir elogio sincero com adulação pode levar à proibição do elogio. Muitos pastores e líderes de igreja não convivem bem com o elogio sincero. Geralmente pensam que sempre vai gerar algo de ruim nos corações da igreja. Entretanto, as pessoas têm emoções e precisam de elogios como precisam de exortação. O próprio Senhor Jesus elogiou algumas pessoas.

Elogie com sinceridade como Jesus ensinou

A mulher sírio fenícia foi elogiada por ser “grande a sua fé” que desejava comer das migalhas do povo de Deus como se fosse um “cachorrinho”.

Mat 15:27 Ela, porém, disse: Sim, Senhor. Porém os cachorrinhos também comem, das migalhas que caem da mesa dos seus senhores.

O centurião romano foi elogiado por ter uma fé que não foi encontrada nem em Israel ao aceitar a autoridade da Palavra de Jesus para a cura de seu servo não exigindo que Jesus fosse à sua casa. Pela lei romana o centurião poderia exigir que Jesus fosse a sua casa, mas não fez isso.

Mat 8:10 Quando Jesus ouviu (isto) , maravilhou-se, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé.TR, RP: nem mesmo em Israel encontrei tanta fé

Elogiar com sinceridade é valorizar a exortação

Exortação não é sinônimo de “passar um sabão” em alguém. Para exortar você precisa de referências reais. Essas referências são construídas com elogios sinceros. Elogiar sinceramente é fundamental para o crescimento mútuo e a imitação dos bons exemplos.

Elogiar com sinceridade produz uma igreja saudável

Existem igrejas doentes pois elogiam sem sinceridade. A adulação faz parte do cotidianos das igrejas que negam o elogio, pois quando negamos o bem o mal toma lugar. Devemos elogiar com sinceridade todos os irmãos desde o mais humilde ao mais notório. Quem ganha com isso é o reino de Deus.

Sobre Marco Teles 182 Artigos
Formado em Teologia e Pedagogia, pós-graduado em Ensino Religioso, Neurociência Pedagógica, Comunicação e Oratória. Praticamente um "coxinha fundamentalista". Educador Religioso da Igreja Batista em Icaraí, Terceira Igreja Batista em Trindade e Diretor do Ministério Infanto Juvenil na Primeira Igreja Batista de Niterói, não exatamente nesta ordem e tempo. Meu princípio básico é servir a Deus, mesmo de forma incompreensível ao homem mundano, pois não existe comunhão da luz com as trevas. Por isso mesmo continuo pregando o Evangelho, para trazer mais pessoas à comunhão com Deus.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*