Compondo Hinos Sacros

Congregação cantando
“Singing a hymn” by NealeA is licensed under CC BY 2.0

Hino Sacro está fora de moda? Tenho visto alguns cânticos com letra muito fraca. A letra e não a música em si é que contém o louvor. A música é o veículo mais belo do louvor, mas se a música não conduz um bom louvor em palavras, pouco de seu potencial foi usado.

Louvar é falar bem, exaltar, glorificar a Deus de forma inteligível e racional. Muitos cânticos de hoje tem feito o contrário, tem até tentado louvar, mas não de forma inteligível e racional.

Devido aos apelos do mercado gospel os cânticos atuais buscam apenas emoção. Isso não é suficiente, embora faça parte, pois a emoção atinge somente ao homem e pouco alcança a Deus. A emoção deve fazer a vontade de Deus para que seja eficaz no culto.

Decidi pesquisar um pouco sobre como fazer um hino. Descobri que o hino é uma forma poética específica. Eu já tinha feito outros poemas, meio que intuitivamente, mas saber que o hino é uma forma poética ajuda muito.

O hino é formado por estrofes de oito versos com dez sílabas poéticas. Os versos são as linhas do poema, as estrofes são o conjunto de versos, praticamente o parágrafo do poema e as sílabas poéticas são aquelas que são pronunciadas com mais nitidez durante a declamação.

Outra coisa que observei é que os hinos sacros possuem, aparentemente, apenas estrofes de quatro versos com um refrão. Entretanto, isso é uma questão de entendimento. O refrão, na verdade, completa a estrofe. Quatro versos da estrofe, mais quatro versos do refrão, temos uma estrofe de oito versos.

Uma das coisas que, em minha opinião, pode ser que afaste as pessoas um pouco do sentido dos hinos é o fato das letras dos hinos falarem de uma realidade mais genérica. Hoje nós temos necessidades e dores que não existiam antigamente. A separação da família, a depressão que leva ao suicídio, o vício em drogas pesadas são sofrimentos mais latentes hoje do que no passado.

Tendo isso em vista escrevi a letra de um hino. Ela fala sobre o sentido da vida, sobre drogas, família e apela para a aceitação de Jesus como Salvador.

Vou escrever outras letras e espero que isso incentive outras pessoas a fazer o mesmo. Deixe seus comentários falando sobre suas impressões cristãs poéticas. Deus o abençoe

Apelo de Salvação

Por Marco Teles

 

Quando tudo parece perdido

Tens na vida só fraqueza e dor

O senhor é quem salva o ferido

Para Ele você tem valor

Não esqueça que a toda hora

Jesus Cristo sempre vai te Abraçar

Sem Jesus é tão triste ir Embora

Lá no céu te espera o lar

Se as drogas ceifaram sua alma

O pecado é terrível prisão

Meu Jesus te liberta e te Ama

Ainda hoje terás Salvação

 

Se a família parece perdida

O seu cônjuge ou filhos se vão

Nosso Deus formador da família

É aquele que mantém a união

Sobre Marco Teles 182 Artigos
Formado em Teologia e Pedagogia, pós-graduado em Ensino Religioso, Neurociência Pedagógica, Comunicação e Oratória. Praticamente um "coxinha fundamentalista". Educador Religioso da Igreja Batista em Icaraí, Terceira Igreja Batista em Trindade e Diretor do Ministério Infanto Juvenil na Primeira Igreja Batista de Niterói, não exatamente nesta ordem e tempo. Meu princípio básico é servir a Deus, mesmo de forma incompreensível ao homem mundano, pois não existe comunhão da luz com as trevas. Por isso mesmo continuo pregando o Evangelho, para trazer mais pessoas à comunhão com Deus.

3 Comentários em Compondo Hinos Sacros

  1. Achei muito interessante os seus artigos, são de extrema importância para nós que somos evangélicos, as vezes as pessoas pregam a palavra do Senhor de uma forma muito distorcida, de que se a pessoa não tem uma base espiritual sólida, ele tende a cair na cilada cilada, do que tem nada a ver isso é normal, o meu povo sofre por falta de conhecimento…

  2. Alô Marcos Teles!.
    Asistir seu video sobre COMO MEMORIZAR QUALQUER TEXTO. É muito legal.
    Gostaria de dar uma sugestão de vídeo, posta um vídeo ensinando uma técnica natural para se memorizar a tabuada.

    Eu testei as tecnicas do vídeo citado acima, ele so é eficiente com textos.
    É isso.

    UM VÍDEO ENSINANDO A MEMORIZAR A TABUADA

    Diego Carutapera – Maranhão

    • Obrigado pela ideia Diego.
      Eu estava pensando nisso essa semana. Vou publicar um video sobre matemática focando na proficiência do cálculo. A ideia é decorar a tabuada de forma mais fácil e quase imperceptível a longo prazo.
      Deus o abençoe.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*