De onde vem a Tentação?

Hoje nós vamos falar sobre de onde vem a tentação. Se você anda preocupado com as tentações da vida acompanhe este estudo.
Como base para nosso estudo bíblico leremos a epístola de Tiago, capítulo um, versículos doze a dezesseis.
Diz o seguinte a Palavra de Deus:

Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.
Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Não erreis, meus amados irmãos. Tiago 1:12-16

Veja o que Tiago nos ensina. É necessário abrirmos o coração para entender a exortação do apóstolo.

Segundo Tiago, a pessoa que cai em tentação murmura contra Deus, mesmo atraída pela própria vontade de pecar. Deus permite a tentação para purificar o desejoso pelo pecado. Essa purificação é como se fosse pelo fogo. Assim como o ouro é purificado pelo fogo, também o crente será purificado vencendo as tentações.
Tiago alerta que Deus não tenta ninguém, pois a tentação é uma situação da vida de todas as pessoas. Algumas pessoas é que não controlam sua vontade de pecar. Todos nós estamos sujeitos às situações difíceis da vida. Uma situação que é tentadora para uma pessoa não será para outra pessoa. Isso prova que o cair em tentação está no homem e não em Deus.

Tiago nos ensina que quando uma situação tentadora acontece o pecador será atraído pela oportunidade.

A tentação é uma situação com oportunidade de pecar. Existir a oportunidade não implica em obrigatoriedade de pecar, pois podemos resistir ao pecado.
Tiago nos alerta que Deus não tenta ninguém, pois as situações da vida ocorrem para todos. Nem todos são tentados na mesma situação, logo, a tendência a cair em tentação está na pessoa que pensou ter alguma vantagem em pecar.
O desejo exagerado em pecar leva ao pecado. Todos somos sujeitos a paixões, mas alguns têm uma tendência exagerada a paixões. É a tendência exagerada a paixões que leva as pessoas a pecarem.
Tiago alerta que o desejo de pecar deve ser vencido pelo cristão. Deus promete a coroa da vida para aqueles que vencerem o desejo de pecar. A coroa da vida pertence aos espiritualmente fortes. Os espiritualmente fracos não herdarão a coroa da vida.

Preciso esclarecer o que é uma pessoa espiritualmente forte.

Uma pessoa espiritualmente forte é aquela que sabe que é fraca, por isso, prefere obedecer a Deus. Uma pessoa espiritualmente forte foge do pecado, pois sabe que a carne é fraca.
Por outro lado, as pessoas espiritualmente fracas aproximam-se do pecado orgulhosas de que não cairão em pecado.
Os espiritualmente fracos colocam a culpa de sua fraqueza em Deus. Isso é um absurdo, pois todos estão sujeitos às mesmas tentações. Somente os fracos caem em tentação porque desejam pecar.
Não seja um fraco na fé. Confie em Deus e aceite a Jesus como Salvador. Se você tem uma fraqueza não tenha medo, pois todos nós somos fracos. A força para vencer o pecado vem de Deus. Confie nele, vença o pecado e ganhe a coroa da vida.

Sobre Marco Teles 182 Artigos
Formado em Teologia e Pedagogia, pós-graduado em Ensino Religioso, Neurociência Pedagógica, Comunicação e Oratória. Praticamente um "coxinha fundamentalista". Educador Religioso da Igreja Batista em Icaraí, Terceira Igreja Batista em Trindade e Diretor do Ministério Infanto Juvenil na Primeira Igreja Batista de Niterói, não exatamente nesta ordem e tempo. Meu princípio básico é servir a Deus, mesmo de forma incompreensível ao homem mundano, pois não existe comunhão da luz com as trevas. Por isso mesmo continuo pregando o Evangelho, para trazer mais pessoas à comunhão com Deus.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*