O que é a Blasfêmia contra o Espírito Santo?

A blasfêmia contra o Espírito Santo é citada em Mateus 12:31 onde o Senhor Jesus alerta: “Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada”. O que isso significa?

Muitos crentes já blasfemaram contra o Espírito Santo no tempo da ignorância. Às vezes levados por forte emoção ou mesmo em estados alterados de consciência, ou por pura incredulidade apenas.

A blasfêmia antes da conversão

Para quem é cristão e se assusta com isso tenho uma boa notícia Deus não leva em consideração o tempo da ignorância (Atos 17.30). Se no tempo em que um cristão vivia na iniquidade cometeu blasfêmia contra Deus, o Senhor não levará em conta.

Mas surge outro problema, pois em Mateus 12.32, Jesus diz que poderiam até blasfemar contra o filho de Deus que seriam perdoados, mas nunca contra o Espírito Santo. Esse parece ser um dilema atormentador, mas não para cristãos convertidos.

O significado da blasfêmia

Precisamos entender o que é blasfemar contra o Espírito Santo. No texto grego, o termo traduzido como “blasfêmia contra o Espírito Santo” está no modo genitivo, isto é, indicando algo que é próprio do Espírito Santo.

Ora, se não podemos blasfemar do que é próprio do Espírito Santo, precisamos saber o que ele tem de singular no âmbito da Trindade. Deus cria e sustenta o universo como Pai, o Filho concluiu a obra Salvadora e o Espírito Santo tem como missão convencer “do pecado, da justiça e do juízo” (João 16.8-11).

Blasfemar contra o Espírito Santo é blasfemar contra Sua missão, pois a missão do Espírito é sua única característica singular na Trindade. Além disso, a missão do Espírito Santo está em franco andamento. Quem fala ao coração dos homens hoje em dia é o Espírito Santo.

A blasfêmia contra o Espírito e a negação de Sua missão

Logo, blasfemar do Espírito Santo é negar a Sua missão na conversão humana. Se você se converteu e se arrependeu de seus pecados, então aceitou a missão do Espírito Santo, mesmo que tenha fraquejado nos tempos da iniquidade.

Ainda um problema é o crente que blasfema contra o Espírito Santo proferindo maldições contra Deus. Esse obviamente, nunca se converteu e precisa imediatamente aceitar a Jesus para não ir para o inferno.

Se você ainda não aceitou a voz do Espírito Santo em seu coração; aceite ao chamado do Espírito ainda hoje, pois nós somos seres finitos e não sabemos nem o dia nem a hora em que deixaremos esse mundo. Não blasfeme contra o Espírito Santo, aceite a Jesus em seu coração.

Sobre Marco Teles 182 Artigos
Formado em Teologia e Pedagogia, pós-graduado em Ensino Religioso, Neurociência Pedagógica, Comunicação e Oratória. Praticamente um "coxinha fundamentalista". Educador Religioso da Igreja Batista em Icaraí, Terceira Igreja Batista em Trindade e Diretor do Ministério Infanto Juvenil na Primeira Igreja Batista de Niterói, não exatamente nesta ordem e tempo. Meu princípio básico é servir a Deus, mesmo de forma incompreensível ao homem mundano, pois não existe comunhão da luz com as trevas. Por isso mesmo continuo pregando o Evangelho, para trazer mais pessoas à comunhão com Deus.

2 Comentários em O que é a Blasfêmia contra o Espírito Santo?

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*