Timidez e cristianismo verdadeiro

Foto:  Pixabay - Valorize a pregação bíblica
Foto: Pixabay – Valorize a pregação bíblica

Timidez é um problema, mas existe uma técnica de oratória que se chama “pergunta retórica” que pode te ajudar. A pergunta retórica tem um significado tão notório que mesmo sem respondê-la já sabemos a resposta.

Quando o povo de Israel foi livre do cativeiro do Egito Moisés cantou um hino que possuía as seguintes perguntas retóricas:

  • “Ó Senhor, quem é como tu entre os deuses?
  • Quem é como tu glorificado em santidade, admirável em louvores, realizando maravilhas”? (Êxodo 15.11)

A resposta é óbvia. Ninguém se compara ao Senhor Deus todo poderoso! Entretanto, nem sempre respondemos a essa pergunta quanto nos perguntam. Seja por medo de desagradar ou por timidez.

As perguntas retóricas têm respostas óbvias. Se a resposta não for óbvia a pergunta não atendeu sua finalidade retórica. Moisés faz duas perguntas que somente se aplicam ao Senhor Deus todo poderoso. Saber responder essa pergunta sem duvidar é o que identifica a verdadeira fé salvadora.

Timidez e prontidão a responder

Nem sempre estamos aptos a responder prontamente sobre a bondade de grandiosidade de Deus. Às vezes nos calamos, mas é necessário responder com prontidão. Devemos fazer como uma criança que indagada sobre algo que ela sabe muito bem responde de imediato com alegria.

Sendo Deus o Salvador completo e perfeito, devemos responder quando buscam a razão de nossa fé com rapidez, sem vergonha ou timidez. Em Apocalipse diz que os tímidos não herdarão o reino dos céus. Se você é tímido não se assuste, pois não se trata de pessoas introspectivas, mas daqueles que têm vergonha de falar de Deus para outras pessoas.

Algumas pessoas são muito comunicativas, mas na hora de falar de Deus são tímidas, enquanto muitos tímidos, sempre compartilham a Palavra de Deus. Qual é a sua timidez? A timidez pura e simples de sua personalidade ou a timidez espiritual?

Vencendo a timidez espiritual

Devemos fugir da timidez espiritual e estar prontos a responder sobre Jesus como quem responde uma pergunta retórica com certeza de que responde corretamente. Nunca abandone o amor de falar de Jesus a tempo e fora de tempo.

Salvação no corredor da morte

Existem várias histórias sobre o corredor da morte nas prisões americanas onde inocentes condenados são libertos pouco antes de ser executados. Os verdade

iros criminosos se entregam e confessam o crime arrependidos.

Podemos dizer que um criminoso que confessa um crime a ponto de ir para o corredor da morte é alguém verdadeiramente arrependido e encontrará a Jesus após a sua morte. Na maioria desses casos a confissão vem de uma conversão genuína a Jesus Cristo.

Ser tímido para falar de Jesus é ser pior que esse criminoso, pois muitas almas caminham para o vale da sombra da morte e nem sempre estamos dispostos a falar de Jesus para essas pessoas. Devemos ser sensatos e dedicados na pregação da Palavra de Deus.

Pregue a Palavra, não deixe de responder aqueles que perguntam a razão da sua fé, pois assim somos audazes e tiramos muitas almas do inferno. Que a Graça e a Paz de Jesus Cristo estejam com você.

Sobre Marco Teles 182 Artigos
Formado em Teologia e Pedagogia, pós-graduado em Ensino Religioso, Neurociência Pedagógica, Comunicação e Oratória. Praticamente um "coxinha fundamentalista". Educador Religioso da Igreja Batista em Icaraí, Terceira Igreja Batista em Trindade e Diretor do Ministério Infanto Juvenil na Primeira Igreja Batista de Niterói, não exatamente nesta ordem e tempo. Meu princípio básico é servir a Deus, mesmo de forma incompreensível ao homem mundano, pois não existe comunhão da luz com as trevas. Por isso mesmo continuo pregando o Evangelho, para trazer mais pessoas à comunhão com Deus.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*